Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se.
As questões de números 1 a 9 apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven Mithen, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.
("texto referido: Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.")
Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar.
Questão 1:
Considerando as informações anteriores, é possível afirmar que a fala de Hagar - Você ta de brincadeira, né? - sinaliza a intenção de:
(A) ironizar a dúvida da filha.(B) demonstrar sua satisfação.
(C) reforçar a pergunta da filha.
(D) discordar da fala da esposa.
(E) fornecer um esclarecimento.
Resposta: A
Segundo o meu entendimento o pai esta ironizando a filha dizendo que ela esta de brincadeira, ou seja, que ela só pode estar brincando com o que respondeu para a mãe.
Veja mais em: Hagar o Horrível
Post A Comment:
0 comments: